21 de setembro de 2017

Alergias a Animais - Testemunho



Quando eu ainda era criança fui diagnosticada com rinite alérgica. Poucos anos mais tarde, como espirrava e tinha comichão frequente nos olhos e nariz fui fazer testes a um alergologista, para minha surpresa os testes deram positivo a uma série de coisas, entre elas, alergia ao pêlo dos animais, pólen, ácaros, etc. Nessa altura eu tinha dois gatos, um todo branco que adoptamos quando eu tinha 7 anos, porque ía ficar sem casa quando os vizinhos se mudaram e a minha mãe acolheu-o. O outro, amarelo tigrado, que a minha vizinha do lado tinha "encomendado" à empregada, para afugentar os ratos do quintal, e assim que os ratos se foram embora também queria que o gato fosse, nesta altura eu já tinha 12 ou 13 anos e fechei-me em casa com o gato até a minha mãe chegar para a vizinha não o poder "despachar".

Como eu dizia, nessa altura eu tinha rinite alérgica, descobri que também era alérgica ao pêlo dos animais e tinha dois gatos em casa que eram como meus irmãos.
Os meus pais, os melhores do Mundo para mim, embora tenham nascido na 1ª metade do século passado, digo, com orgulho, que são mais inteligentes, modernos e sensíveis do que muitas pessoas com metade da idade, incluindo médicos.

Os meus pais não puseram os gatos na rua, não os abandonaram, nem tão pouco os puseram cá fora no jardim, nem sequer os afastaram de mim. Simplesmente, fizeram o que poderia melhorar a minha qualidade de vida, dado que a nossa casa era uma daquelas casas vitorianas de alcatifa por todo o lado, a primeira coisa que fizeram foi remover a alcatifa da casa toda, e depois as coisas mais simples e básicas, retirar os peluches e brinquedos expostos no meu quarto que poderiam acumular ácaros. Em relação aos gatos a única coisa que fizeram foi educar-me a passar as mãos por água depois de lhes fazer festas caso precisasse de mexer nos olhos ou de coçar o nariz. Por fim, e a conselho do alergologista, encomendaram umas vacinas, que na altura tinham que vir da Inglaterra (talvez agora seja mais fácil ainda), e durante 3 anos tomei 1 vacina todos os meses, ou seja, 36 vacinas.

Ao longo dos anos deixei de sentir aquela comichão no nariz e nos olhos, e deixei de espirrar se fizesse festas a animais. Há 3 anos atrás, depois de uma reação alérgica alimentar, fui a uma alergologista fazer testes. Depois de mais de 20 anos de ter feito as vacinas fiquei a saber que já não tenho alergias nenhumas a não ser ao pólen das gramídeas. Bem, claro que a minha rinite não se curou, não é possível curar, mas mesmo assim não me impede de beijar e abraçar os meus Animais todos os dias.

Tomem os cuidados necessários pela vossa saúde mas NÃO ABANDONEM OS ANIMAIS, são membros da família, os mais fiéis, e a família não se abandona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer