25 de abril de 2017

Manifesto: Carta aos Animais

Carta aos Animais



 

 Hoje quando acordei, estava tudo silencioso, não tinha gatos nem cães em cima da cama, nenhum me veio cumprimentar ao acordar, estranhei. Espreitei o berço da bebé e ali estavam eles, do outro lado do berço, os três gatos e os dois cães, sentados a observar a bebé a dormir tranquilamente.

Quando me levantei, olharam para mim, os olhos tinham perguntas.

Nos olhos deles eu via que eles não entendiam porque é que não tinham filhos, como eu, as lágrimas alagaram-me os olhos, eu senti as dúvidas e os medos deles como um rasgo no meu coração.

Sentei-me junto deles ao lado do berço, e expliquei-lhes o melhor que pude, mas uma justificação não significa que é uma razão justa ou válida. No entanto, eles entenderam e fizeram-me sentir que eu devia dizer o mesmo que lhes disse a todos os outros animais. Então decidi escrever uma carta.





Queridos Animais:





Decidi escrever-vos esta carta porque acho que merecem uma explicação, ainda que não sirva de conforto. Como imagino que já perceberam, a população de seres humanos é enorme e crescente, mas a quantidade desses seres que são realmente Humanos, que cuida e se preocupa com os animais, é apenas uma pequena fracção.

Embora, esta população de ditos humanos tenha destruído e modificado, milhões de habitats, continuam a pensar que mandam no Planeta, por mais injusto que seja, tanto para os seres vivos que chegaram muito antes deles como para todos os outros seres vivos que têm que “partilhar” o mesmo Planeta com estes seres destruidores e desumanos que se apelidam de humanos e dos quais eu também faço parte...

Eu entendo-vos e sinto empatia pelo vosso sofrimento. Quem destrói não merece nada, vocês não arrancaram árvores para plantar chaminés, não inundaram rios com químicos, nem oceanos com plásticos… Vocês fizeram tudo certo, e nós, seres humanos fizemos tudo mal, e, mesmo assim, consideramo-nos os donos de tudo, da Natureza, dos Animais, dos Ecossistemas, do Planeta… e como não chega, ainda queremos ser donos, também, do Espaço.

Num mundo comandado por seres humanos, uma arca de Noé acabaria por se afundar propositadamente, para aproveitarem a madeira para qualquer coisa supérflua. Isto, só para terem uma ideia de como são esses seres que deveriam ser apelidados de desumanos.

Há um longo caminho a percorrer na educação para a empatia, para que aumentem os seres Humanos e diminuam os DEShumanos. Cada vez que um cão ou gato tem filhos, os bebés correm o risco de irem parar a um canil, à rua ou às mãos daqueles desumanos que pensam que os animais são peluches ou objectos. Pois infelizmente, até a lei manda dentro das nossas próprias casas, e tira-nos o direito de abrigar mais que um número muito limitado de animais.

Claro que isso não acontece com os humanos, podem ter mais de quinze filhos na mesma casa, que não arrancam as crianças aos pais, não as mandam para a rua nem as deixam num canil, presas, atrás de grades, como se fossem criminosas por terem simplesmente nascido.

Sabem, há seres humanos que abandonam os próprios filhos, que maltratam e violam os filhos, que os deitam num contentor do lixo ou numa berma da rua... Se são tão crúeis com os próprios filhos, nunca poderão fazer bem nenhum a qualquer outro ser vivo...

É verdade que é injusto e não natural não poderem ter filhos, mas sei que seria terrível para vocês terem filhos todos os anos das vossas vidas, sabendo que iriam sofrer na maioria, que nunca mais os voltariam a ver, sem saberem se estariam vivos; que seriam presos em canis sem luz, sem espaço, sem amor; ou sofreriam cruelmente, nas ruas ou nas mãos de alguém desumano, que maltrata, que negligencia, que abandona um animal, depois de habituado a um lar, sozinho na rua, de dia e de noite, magoado, frágil, com frio, com sede, sem saber como se defender ou sobreviver...





O mundo talvez nunca venha a ser justo com os animais mas os meus gatos e os meus cães, poderiam ter a certeza de uma coisa, que eu jamais os abandonaria. Os meus filhos seriam também um bocadinho deles e os adorariam como os guardiões e heróis mais queridos do Mundo.

Ser mãe ou pai, vai além da questão biológica, ser mãe ou pai é amar e cuidar incondicionalmente. E isso os animais fazem melhor que os humanos, fazem-no de forma inata, fazem-no com qualquer ser vivo, igual ou diferente deles, sem racismo, sem pretensões, apenas por amor.

Quem sabe no futuro este planeta seja um Mundo melhor para os animais, mas para já, enquanto os seres DESumanos não conseguem ser verdadeiramente Humanos, a esterilização é o único caminho a percorrer para o fim de um mundo de crueldade para com os Animais...




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de carácter,

e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

.

Arthur Schopenhauer